Como utilizar o seu celular como uma verdadeira câmera

06/12/2016 0 0

Por Jovens Conectados 

Esses dispositivos produzem imagens com qualidade o bastante para serem usadas em aplicativos comerciais de banco de imagens, desde que a pessoa que estiver usando o visor conheça os princípios básicos de uma fotografia. Para melhor aplicar o seu olhar, o fotógrafo e Instagrammer profissional Paulo Del Valle forneceu dicas de como utilizar o seu celular como uma verdadeira câmera profissional. Confira:

Mantenha a lente limpa
O acúmulo de gorduras e sujeira na lente da câmera atrapalha muito mais do que se imagina. A grande maioria das pessoas limpa constantemente a tela do celular, mas sempre se esquece de limpar a lente da câmera. Um simples pano, ou camiseta resolve o problema.

1

Foto: Paulo Del Valle

Evite usar o zoom
Ao contrário das câmeras convencionais, que têm zoom óptico, o zoom do celular é digital e, por isso, reduz significativamente a qualidade da sua imagem.

2

Foto: Paulo Del Valle

Conheça os atalhos para acessar a sua câmera
Uma boa imagem aparece nos momentos mais inesperados e desaparece tão rápido quando apareceu. Para não perder mais oportunidades, conheça bem todos os atalhos do seu equipamento.

3

Foto: Paulo Del Valle

Use as duas mãos e o botão de volume para capturar
A maioria das pessoas segura o celular em uma mão e usa a tela para capturar. Evite! Segure com ambas as mãos e utilize o botão de volume para capturar  a imagem. Suas fotos ficarão menos tremidas e melhor enquadradas.

4

Foto: Paulo Del Valle

A composição (ainda) domina
Novamente, use o conhecimento e as habilidades que você já possui. As fotos com o celular ficam bem compostas pelos mesmos motivos que quaisquer outras fotos:

  • Obtenha nível, fique de olho nos horizontes e nos verticais (vários aplicativos de câmera têm níveis de horizonte e grades);
  • A regra de terços continua sendo uma regra. Não centralize sempre o assunto;
  • Use curvas e linhas convergentes;
  • Use o espaço positivo e negativo;
  • Conheça suas cores! Use cores complementares. Use padrões de cores e formas para adicionar interesse de composição;
  • Cuidado com os planos de fundo. Postes saindo das cabeças das pessoas ou linhas cortando os corpos podem arruinar as fotos de celular da mesma forma que ocorre com qualquer outra foto;
  • Direcione: não fique esperando a composição perfeita acontecer (ou se conforme com o resultado que conseguir). Movimente objetos e pessoas. Organize seu quadro até ficar satisfeito.

Enquadre suas fotos
Use objetos no primeiro plano para enquadrar o assunto principal e conferir profundidade às fotos. Fotografe através de janelas, espelhos e outros objetos — o enquadramento oferece contexto e gera interesse.

Mude sua perspectiva
Procure ângulos e perspectivas diferentes para adicionar interesse à sua composição. Não tenha medo de deitar no chão ou de subir em um peitoril para obter uma vista aérea. Sua câmera agora ficou bem menor, leve-a para passear.

Chegue perto e enfoque os pequenos detalhes ou se afaste e forneça mais contexto e uma melhor sensação panorâmica do lugar. Brinque com os aplicativos: efeitos de inclinação, distorção e foco/desfoque seletivo podem acrescentar uma variedade interessante.

Preto e branco
As composições em preto e branco funcionam no celular pelos mesmos motivos que funcionam em outras fotografias:

  • Remover as cores pode adicionar impacto ao purificar a imagem alcançando sua essência;
  • Elimine as cores conflitantes;
  • Aproveite as vantagens da iluminação de fundo e das silhuetas;
  • Use P/B para salvar uma imagem com excesso de ruídos ou subexposta.

Sempre salve o original colorido e reimporte uma cópia de sua versão em preto e branco.

5

Foto: Divulgação/iStockphoto

Use e abuse dos acessórios
Se você é louco por tecnologia, o mercado tem gadgets mais do que suficientes para fazer a sua alegria:

  • Compre um pequeno tripé para celular equipado com grampos para uma foto fixa;
  • Há todo o tipo de lentes de encaixe e magnéticas no mercado: olho de peixe, macros, telefotos. Se puder, evite o zoom digital;
  • Economize dinheiro usando criatividade e o que tiver à mão. Tire a foto através da lente ou do viewfinder de sua SLR ou câmera de bolso — ou até mesmo de um par de óculos de leitura.

Texto: Redação Jovens Conectados com informações do site Saibalá e assessoria de imprensa iStockPhoto

Comentar

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E PROFISSIONALISMO A SERVIÇO DA IGREJA NO BRASIL! ~ DESDE 2007