Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017

11/11/2016 0 0

1Por Centro Vocacional

Está confirmado o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais para 2017: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. Foi o próprio Papa Francisco quem escolheu esse tema para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

A Secretaria para a Comunicação do Vaticano explica que esse é um convite a comunicar a confiança e a esperança na história, contando as realidades históricas do mundo a partir da lógica da “Boa Notícia” que recorda que Deus nunca renuncia a ser Pai, em nenhuma situação. Aprendamos a comunicar confiança e esperança pela história.

O órgão do vaticano recorda ainda que anestesiar a consciência ou deixar-se levar pelo desespero são duas possíveis doenças que pode conduzir ao atual sistema comunicativo. Anestesiar a consciência no sentido de que muitos profissionais e meios de comunicação estão distantes dos lugares de pobreza, o que pode levá-los a ignorar a complexidade desses dramas.

Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de desespero, quando a comunicação é espetacularizada, tornando-se estratégia de construção de perigos e medos. Mas, é nessa situação, explica a Secretaria para a Comunicação, que surge o sussurro: “Não tenhas medo, que eu estou contigo”.

Comentar

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E PROFISSIONALISMO A SERVIÇO DA IGREJA NO BRASIL! ~ DESDE 2007