Festa da Imaculada Conceição é marcada por dois grandes lançamentos

10/12/2012 0 0

No último dia 8 de dezembro, em meio às celebrações da festa da Imaculada Conceição, a Igreja no Brasil acolheu a novidade da renovação de dois portais católicos: o Jovens Conectados, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, e o da Arquidiocese de Campinas.

O portal Jovens Conectados (www.jovensconectados.org.br) está ativo desde 2011 e, com a movimentação para a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha da Fraternidade (cujo tema será a juventude), que acontecerão em 2013, a comissão da CNBB buscou aprimorar a sua presença na internet com o lançamento de um novo portal. De novidade, além da reorganização do extenso conteúdo em artigos e notícias voltados aos jovens, o layout chama a atenção por ser adequado às mais modernas tecnologias. “Fizemos uma estrutura em Html5 que é adequada a qualquer dispositivo”, afirma Sérgio Fernandes, da empresa Minha Paróquia, que foi responsável pelo projeto. “Se a pessoa acessa o portal de seu smartphone, ele é exibido de uma forma diferente, mais leve e com visual adequado ao tamanho da tela; nossa preocupação foi desenvolver algo bonito, mas também prático diante da ampla utilização de smartphones e tablets no Brasil”, explica Fernandes.

Há também uma atenção especial do projeto quanto à integração com as redes sociais, especialmente o Twitter e o Facebook. No layout há ênfase ao acesso a essas redes e é possível interagir com o conteúdo, compartilhando matérias ou deixando comentários que são publicados automaticamente no perfil do visitante no Facebook.

Arquidiocese de Campinas já é uma referência para a Igreja em se tratando de comunicação por meio das novas tecnologias, tanto que foi a primeira diocese do mundo a lançar uma revista digital para tablets, a revista Lumen. Na internet não seria diferente. Há alguns anos o setor de imprensa faz um trabalho especial na rede, mas, com a fase de mudanças, de Sé Vacante até a posse de Dom Airton José dos Santos, o portal principal estava “em espera”. O site de notícias e outros sites, como o JMJ Campinas, estavam em pleno movimento e Pe. Rodrigo, assessor de imprensa da Arquidiocese, optou por esperar um pouco mais e organizar um projeto que fosse realmente inovador para a Igreja. Daí surgiu o novo portal da Arquidiocese de Campinas:www.arquidiocesecampinas.com.

“Para a Arquidiocese de Campinas buscamos um caminho dinâmico para a apresentação do conteúdo; como temos diversos locais, especialmente paróquias, criamos um mapa interativo, com páginas que apresentam informações completas, e ele será em breve integrado ao GPS de dispositivos móveis para a pessoa que estiver buscando o local mais próximo”, detalha Fernandes. O portal também apresenta um perfil enciclopédico com informações sobre clero, pastorais, congregações e outros grupos. “Ao acessar, por exemplo, a página sobre um pároco, é possível conhecer a sua história, atividades que exerce e os textos que publicou no canal de artigos, com links que tornam a navegação quase que infinita”, continua Sérgio, “sempre há um link que oferece ao visitante mais detalhes sobre aquele conteúdo, é uma adequação do mesmo conceito usado pela Wikipédia”.

A empresa Minha Paróquia é a agência de tecnologia que atende a Arquidiocese de Campinas há cerca de 2 anos e a parceria ter surtido vários resultados positivos para a Igreja no Brasil, como o aplicativo iJuventude e os boletins semanais com conteúdo formativo (newsletters). Os sites Sou Catequista (soucatequista.com.br) e Rota Católica (rotacatolica.com), que também é um aplicativo, são projetos acompanhados pela Arquidiocese. O novo portal tem agora a missão de chegar a mais pessoas, oferecendo conteúdos de qualidade, com base na experiência pastoral da Arquidiocese, com notícias, artigos e formação litúrgica.

“Estamos muito felizes em, no dia da Imaculada Conceição, entregar a nossa Igreja dois projetos tão importantes: um de uma arquidiocese inovadora, outro de uma comissão especial da Igreja para os jovens numa fase tão bonita, próxima à Jornada Mundial da Juventude. Em nossa empresa somos jovens e queremos levar à Igreja este entusiasmo, com qualidade e profissionalismo. Graças a Deus, tivemos muitas oportunidades com projetos como o portal dos Franciscanos, da Paulus Editora, da Revista Família Cristã, a Arquidiocese de Goiânia e muitas paróquias atendidas. E o resultado de nosso empenho é visto pela qualidade do que foi lançado e pelas tantas parcerias que estão surgindo. Queremos cada vez mais servir a Igreja!”, conclui Fernandes.

Comentar

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E PROFISSIONALISMO A SERVIÇO DA IGREJA NO BRASIL! ~ DESDE 2007