Por que páginas católicas “sumiram” do Facebook durante a semana? A rede social rompeu o silêncio

Dezenas das principais páginas católicas do Facebook (em inglês, espanhol e português) foram removidas simultaneamente e sem explicação, da rede social, na última segunda-feira, 18. Durante a madrugada de terça, as páginas foram restauradas. Mas o que aconteceu?

Um dos porta-vozes do Facebook lançou um comunicado com a primeira explicação oficial:

As páginas foram restauradas. O incidente foi causado acidentalmente por um mecanismo de detecção de spam na plataforma. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado.

Apesar da nota emitida pela empresa, uma pergunta fica no ar: a resposta da rede social faz sentido?

A ChurchPOP identificou dezenas de grandes páginas católicas em três idiomas que também foram afetadas. Se fosse uma falha aleatória, o problema deveria atingir também páginas seculares. No entanto, apenas perfis católicos foram impactados.

Relação de páginas católicas derrubadas pelo Facebook até a tarde da última segunda-feira.

Claro que se trata, aqui, de uma especulação, mas outras duas razões potenciais merecem atenção:

✝ É possível que algum grupo tenha coordenado uma ação dentro das páginas católicas para classificá-las como spam. Isso pode ter desencadeado uma reação automática do Facebook.

✝ Outra possibilidade, que também não pode ser simplesmente descartada, é a de que algum funcionário da empresa tenha retirado as páginas do ar. São apenas teorias, mas mais concebíveis em relação a uma eventual falha técnica da rede social.

 

Texto: ChurchPOP
Adaptação: Agência Minha Paróquia



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *