Tecnologia: Sacerdote de 84 anos dirige “paróquia virtual” pelo WhatsApp

O padre Francisco Javier Olivares é um sacerdote de 84 anos da diocese espanhola de Tuy-Vigo que se aposentou há alguns anos, mas continua servindo através de 4 blogs, que somam mais de 30 milhões de visitas, com a difusão de textos para a oração no WhatsApp a 500 pessoas.

Para o Grupo ACI de notícias, ele explica:

Há 10 anos eu comemorei as minhas bodas de ouro sacerdotais. Eu tinha 75 anos e me deram de presente um computador. Então eu criei alguns blogs e vi que desta maneira podia fazer muito neste momento.

O sacerdote tem três blogs nos quais escreve e recolhe a informação católica da atualidade, assim como orações que ajudam a viver o tempo litúrgico ao longo do ano. O quarto blog é dedicado a homilias, documentos e materiais destinado aos sacerdotes.

Os seus seguidores não estão somente na Espanha, mas em lugares como Líbano, Turquia e vários países da América Latina.

É um trabalho em que o padre Olivares dedica o seu tempo e esforço, de modo que insiste na importância de que em todos os textos publicados estejam atribuídos os nomes dos seus autores, especialmente os textos do papa.

Há muitas coisas na internet que são atribuídas ao Papa ou a Santa Teresa de Calcutá e outros santos, mas não são deles. É muito importante colocar de onde foi tirada esta informação, pois podem ser afirmações muito bonitas, mas inventadas.

Há alguns meses, o sacerdote descobriu outra maneira de ajudar espiritualmente as pessoas que precisam: através do WhatsApp.

É muito mais eficaz, também é gratuito. Pouco a pouco, fui fazendo uma lista de pessoas de muitos lugares diferentes. Mas sempre pergunto antes de começar a enviar as mensagens. Estou aposentado, em breve vou completar 60 anos de sacerdote, poderia me dedicar ao descanso e à música, que eu tanto gosto, mas acho que assim sou mais produtivo no meu trabalho sacerdotal, porque um sacerdote nunca se aposenta da sua condição sacerdotal.

O sacerdote envia a informação através de um grupo fechado ou grupo de transmissão. Por isso, é uma comunicação apenas entre o sacerdote e a pessoa que deseja receber os serviços dessa “paróquia virtual”.

Durante a manhã, as pessoas que desejam recebem um texto para oração. À tarde, o padre também envia uma breve biografia do santo comemorado no dia seguinte.

Texto: ACI Digital
Adaptação: Agência Minha Paróquia