10 dicas para melhorar o desempenho da sua página no Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Atualmente, apenas no Brasil, a plataforma conta com cerca de 78 milhões de usuários inscritos, segundo dados da própria empresa. Para empresas, o Facebook se tornou um novo canal de comunicação, oferecendo inúmeras vantagens aos usuários.

Pensando nisso, listamos 10 dicas sobre como melhorar o desempenho da página da sua paróquia ou comunidade no Facebook.

Defina objetivos

Quando a empresa cria uma página no Facebook é necessário que já tenha objetivos definidos. Não adianta estar na rede social mais popular do mundo e não atingir seu público-alvo. Para isso, estabeleça estratégias que tragam retorno para a empresa, além de contar sempre com um profissional capacitado para o trabalho.

Publique conteúdo de qualidade

O Facebook oferece milhares de informações aos seus usuários o tempo todo. Para que sua página se destaque e desperte o interesse desses usuários é necessário que ela produza conteúdo relevante. Divulgue informações interessantes para que seu público continue acompanhando a sua página.

Escreva regularmente

As publicações tem que ter uma periodicidade estabelecida. É importante que conheça os hábitos do seu público, pois há diferenças de um público para outro. Isso pode ajudar a determinar quantidade e horário dos posts diários para obter uma maior visualização do seu público. Em geral, duas publicações por dia, é suficiente, mas se atente às necessidades de quem curte a sua fanpage.

Utilize uma linguagem informal

Geralmente, as pessoas quando utilizam o Facebook, estão no momento de descontração. Portanto, a utilização de uma linguagem mais informal é essencial. “Não vá de paletó, aonde as pessoas estão de bermuda”.

Interaja com o público

Conforme as pessoas enviam mensagens ou publicam na sua página, elas aguardam uma resposta. Por isso, sempre responda, interaja, tire dúvidas. O grande negócio das redes sociais é estreitar laços, portanto torne-se um “amigo” do seu cliente.

Seja Transparente

Nas redes sociais, o público pede transparência. Se tiver falhas, busque soluções, mas não prometa o que não pode cumprir. No caso de erro, assuma e se retrate o mais rápido possível.

Utilize todos os recursos

Saiba utilizar todos os recursos disponíveis do Facebook. Publicações de imagens, vídeos, aplicativos, anúncios, etc. Se bem utilizados, esses recursos geram mais interações com a página. Por exemplo, vai fazer um evento? Criar um evento e convidar as pessoas diretamente promove mais interação.

Divulgue em outros meios

É importante que sua página atinja uma quantidade sempre maior de pessoas interessadas nos seus serviços. Portanto, se existe outros meios de comunicação, porque não divulgar sua fanpage? No seu site é fundamental ter um link que leve ao Facebook, se utiliza de outras redes sociais também é bom divulgar.

Fique atento às regras

As regras do Facebook mudam constantemente, então esteja sempre atento para não criar ações que não são permitidas. É bom também criar regras internas da sua empresa quanto à utilização do Facebook, para que os colaboradores saibam corretamente o que podem ou não fazer.

Avalie os resultados

Depois de criada a página, o mais importante é a mensuração dos resultados. Saber se os objetivos estão sendo alcançados. O próprio Facebook oferece dezenas de métricas pelo painel administrativo, dados como número de curtidas, comentários compartilhamentos, etc. Analise os dados mais relevantes para seus objetivos.

Texto: Sigu
Adaptação: Agência Minha Paróquia