4 motivos para não criar um site gratuito

A opção de criação de sites gratuitos e personalizados vem ganhando um espaço cada vez maior na web. São várias as opções que prometem um bom resultado por um preço bem menor do que são pago a desenvolvedores e agências. Porém, o barato, muitas vezes, pode custar muito caro! Listamos aqui 4 motivos pelos quais um site gratuito pode ser desvantajoso para o seu negócio

  1. Limitações

Há vários recursos que não estarão disponíveis em sites gratuitos, além de ter limitações quanto ao design e ferramentas. Por exemplo, os temas, que são a porta de entrada do seu site, geralmente são padrões e comuns a outras pessoas que acessam a plataforma. Se você tem ideias específicas ou quer algo personalizado e exclusivo, será necessário fazer um bom investimento.

  1. Falta de suporte

Erros e problemas com o site não são difíceis de ocorrerem. Ao concordar com os termos de contrato de sites gratuitos, você afirma que está apto a solucionar possíveis problemas e lidar com as consequências, já que, pelo baixo custo, não há suporte nem manutenção preventiva. Para assumir a criação de um site é necessário, no mínimo, um bom conhecimento em desenvolvimento e programação.

  1. Falta de credibilidade

Não é difícil reconhecer um site criado em uma plataforma gratuita. O próprio domínio, por exemplo, já denuncia que o site não foi desenvolvido profissionalmente. Geralmente, domínios desse tipo acabam sendo www.seunome.nomedaplataforma.com.br ao invés de www.seunome.com.br. O site é o seu cartão de visitas. Dependendo da finalidade, não é legal mostrar amadorismo em seu trabalho.

  1. Rankeamento do Google

Para o seu site ganhar uma boa posição nas buscas do Google, há todo um trabalho de SEO (search engine optimization ou Otimização de Sites). Isso demanda tempo e especialização. O Google tem inúmeros critérios para o posicionamento em sua busca: visual, rapidez na entrega de informações e conteúdo relevante são muito importantes para isso, o que pode desclassificar seu site por não ter um trabalho completo.

Claro que, em muitos casos, os sites gratuitos são uma mão na roda para que está começando ou deseja estar na internet de uma maneira simples e barata. É necessário analisar e pensar se isso encaixa para você e seu negócio.

Gostou das dicas? Deixe seu feedback aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *