O Instagram escondeu minhas curtidas, e agora?

A nova atualização do Instagram já está valendo para todos os perfis: agora somente você pode ver quantas pessoas curtiram as suas publicações. O máximo que podemos ver é quando um seguidor em comum curte a publicação. Mas, por que o Instagram tomou essa medida?

Para sabermos o porquê, precisamos levar em consideração que, recentemente, o Instagram bateu o número de 1 bilhão de usuários ativos! Bem mais do que os 800 milhões alcançados no ano passado. Cada vez mais pessoas estão utilizando o app para fotos e vídeos, mas, será que todo o conteúdo postado na rede é relevante?

O Like é uma métrica que é levada em consideração na análise dos resultados de uma rede social. Porém ela é o que chamamos de “métrica de vaidade”, já que números de seguidores e curtidas não dizem muito sobre qualidade, apenas sobre quantidade.

A ideia é que os usuários parem de focar apenas nas curtidas e na disputa para ter mais curtidores e comecem a pensar no conteúdo que estão produzindo, sem se prenderem a números. Além disso, a plataforma vem insistindo cada vez mais em banir usuários fakes e robôs que curtem automaticamente as postagens, o que gerava um número enganoso nas métricas finais.

Outro fator que o Instagram também levou em conta são os problemas de autoestima que a popularidade, ou a falta dela, tem gerado em muitos usuários que medem sua aceitação pelo número de curtidas e seguidores de seus perfis.

Apesar de estar ainda em fase de testes, a mudança foi bem aceita pela maioria das pessoas e tende a permanecer.

De agora em diante, o foco deixa de ser o número e passa ser o conteúdo. Por isso, tente cada vez mais criar conteúdos úteis e relevantes, que chamem a atenção do público em meio a tantas outras publicações.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *