Realidade Aumentada para uma Evangelização 360 graus

A realidade aumentada (RA) é uma das tecnologias que mais tem atraído a atenção dos estudiosos e especialistas em comunicação e tecnologia. Não dá mais para ser traduzida simplesmente como entretenimento ou para ações pontuais de marketing. O setor educativo tem se beneficiado com a técnica oferecendo interações em 3D para a sala de aula e até a indústria aderiu ao formato dinamizando processos de trabalho com a entrega de dados em tempo real.

Pode ser assustadora a cena de pessoas com óculos de realidade aumentada, mas, tirando os excessos, essa tecnologia pode ampliar os horizontes de nossa comunicação: uma evangelização 360 graus.

 

Como funciona a realidade aumentada

O método mais utilizado é o da identificação de um símbolo (chamado de marcador) com o auxílio de um dispositivo móvel (smartphone) ou de óculos inteligentes para posicionar e exibir o objeto virtual. As vezes é necessário instalar um aplicativo específico, como o Layar ou o Zappar, mas a interação pode ocorrer por meio de um link na internet. O objeto virtual geralmente é animado e interaje com o usuário.

 

O que podemos fazer com a realidade aumentada

Em termos de comunicação, o “elemento surpresa” sempre será um sucesso. Distribua o símbolo num cartão impresso (com as instruções de uso) numa missa de domingo e peça para usarem em casa. A surpresa será uma animação com a frase do Evangelho, para relembrar a homilia. O símbolo pode também ser colocado em locais da igreja oferecendo informações religiosas e turísticas. Na Catequese dá para fazer brincadeiras, como o jogo da memória. É possível até usar para uma campanha de Dízimo com um botão para pagamento on-line.

 

Como posso criar um projeto de realidade aumentada

A agência Minha Paróquia é pioneira em tecnologia para a Igreja Católica e segue inovando sendo a primeira empresa especializada em realidade aumentada para esse setor. Foram lançados os primeiros projetos e está aberta a parcerias para novas ideias. Caso queira conversar com o diretor técnico para testar a tecnologia ou fazer um orçamento, envie um Whatsapp para (19) 9.8610 8710.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *